sábado, 24 de março de 2012

RESENHA - J.K.ROWLING UMA BIOGRAFIA DO GÊNIO POR TRÁS DE HARRY POTTER


Título Original: J.K.Rowling - A Biography
Gênero: Biografia
Autor: Sean Smith
Editora: Sextante
Número de Páginas: 175

TRECHO DO LIVRO

Joanne revelou que, quando saiu da universidade, tinha muito medo de fracassar: "Eu tinha medo de me arriscar na pobreza e na desilusão, e de me dedicar inteiramente à única ambição que jamais tive: ser escritora."

MEUS COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO

Eu gosto muito de ler biografias, me fascino por descobrir e explorar mais a fundo a história de vida das pessoas, sejam elas ilustres ou não.
Como não podia ser diferente me aprofundei na biografia da escritora que se tornou a queridinha de uma nova geração de leitores.Confiram um pouco mais a respeito de J.K.Rowling.

Ela é a criadora do mais famoso personagem da ficção contemporânea, no livro descobrimos o quanto J.K.Rowling é uma mulher sossegada, e que se distancia de tudo quando escreve.
Escrever é algo que faz parte da vida de Joanne desde sua infância, quando as pessoas perguntavam para seus pais, Pete e Anne onde ela estava eles respondiam..."Joanne está lá em cima escrevendo as coisas dela".
Além de ser uma menina que gostava de escrever, Joanne era uma ávida leitora. Como o seu pai trabalhava muito, a mãe Anne foi a responsável por transmitir o seu amor pela literatura aos filhos, atingindo em cheio a futura e talentosa J.K.Rowling.
No livro é possível ver que a jovem Joanne se apaixonou rapidamente pelos livros, ela amava a obra de Scarry, e foi inspirada por ela que, pela primeira vez, pegou uma caneta e escreveu uma história. Colocou nela o nome de "Rabbit".Rabbit, o herói, um coelho, sim um coelho, tem que ficar em casa por estar com sarampo e recebe a visita de seus amigos.
Joanne sempre gostou de animais,e por esse motivo nas histórias de Harry Potter, os animais são muito importantes, principalmente no modo como são usados como meio de discutir a moralidade e a fragilidade das emoções humanas.
Não querendo estragar a leitura de vocês e por se tratar de uma biografia, não posso relatar inteiramente as questões e fatos marcantes dessa obra. Mas digo a todos e especialmente aos aficcionados fãs de Harry Potter, que a leitura é muito agradável e totalmente prazerosa, no livro vocês vão saber mais sobre a sua infãncia, sua relação com a família, da onde vinha suas idéias para a criação dos nomes dos personagens, por que colocava todas as informações sobre os livros em uma caixa de sapatos, as acusações de plágio, o amor incondicional que tem pela filha, as dificuldades que encontrou até a publicação do primeiro livro, e o sucesso estrondoso alcançado.
Em suma, posso dizer que nesse livro descobriram uma mulher sonhadora, tímida, mas surpreendentemente apaixonada, que mudou a sua vida graças à habilidade de traduzir seus sonhos em realidade.

J.K.Rowling, nos deu um mundo onde aprendemos a lidar com as alegrias e decepções e até mesmo a perda de personagens queridíssimos, um mundo onde muitas vezes nos refugiamos porque preferimos aquele lugar a qualquer outro.


"Quando você sonha, pode fazer aquilo de que gosta."
J.K.ROWLING

14 comentários:

  1. Bela resenha. De fato a história de JK Rowling é bastante interessante.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha,e concordo com você a história de J.K.Rowling é mesmo interessante.
      Abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Admiro a autora não pela obra criada, eu gosto até mas não é um vício como muitos que conheço, mas sim pela quantidade de jovens que ela levou para o mundo da leitura.

    Não gosto muito de biografias, mas esta parece ser bastante interessante.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaís,tenha certeza que apesar de não gostar de biografias,essa é bem interessante e você vai gostar.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. Ainda não tinha ouvido falar dessa biografia. Bom, sou fanática por Harry Potter e pela Joanne. Não só pela história e pelo mundo que ela criou, mas pela pessoa que ela é, por tudo que sofreu e batalhou pra conquistar esse estrondoso sucesso. Como fã, obviamente eu já conheço muitos fatos da vida dela, mas seria muito bacana ler esse livro. Vou procurar por aqui \o/

    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,muitas pessoas desconheciam a existência dessa biografia,conhecemos parte da vida dela através da mídia,mas esse livro é mais revelador e vai além.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. Oi Bruno
    eu tmb adoro ler biografias. Gosto de saber como foi a infância , o começo de carreira, e detalhes da vida das pessoas que admiro. As vezes até compro biografias de pessoas que nem conheço o trabalho direito, só para satisfazer essa minha curiosidade rs
    Eu não sabia dessa, mas agora com certeza entrou para a minha lista de compras.
    Gostei da sua resenha, nos deixa com um gostinho a mais para saber o que vamos encontrar na leitura dessa biografia.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline,legal saber que você também curte biografias e que gostou da minha resenha.
      Abraço!

      Excluir
  5. oi querida ja estou seguindo aqui... adorei!

    gostaria que vc me ajudasse e me seguisse tb

    www.makepopular.blogspot.com

    e participe tb da nossa parceria:

    www.blogs-parceiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Valeu por seguir meu blog,mas prefiro ser querido do que querida,ok?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruno, estou retribuindo sua visitinha e seguindo aqui também! Sabe, eu nunca me interessei muito por biografias não. Como sou uma fanática admitida da fantasia/terror/ficção as histórias mais reais (principalmente biografias) cortam o meu barato. (nossa, expressão do século passado aqui). Enfim, tenho de ser sincera, nunca li de fato uma, acho que seria interessante pra ver se eu não mudaria de opinião, mas por enquanto esse gênero não me atrai muito não.
    Beijos
    http://serietrinita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário Caroline...Abraço!

      Excluir
  8. Oi Bruno,
    obrigada pela sua visita!
    Adorei a resenha, apesar de não gostar muito da J.K (por uns motivos e outros), adoro o HP <3

    ♥ Promoção da Semana: Promoção Dupla (Blog + FB) - [http://migre.me/8q0w2] e Sorteio Surpresa Kit [http://migre.me/8pXuW]

    Abraços,
    Marinah Gattuso
    Contato: marinahbarcelos@hotmail.com
    Blog: marinahgattuso.blogspot.com
    Twitter: @blogmarinah_g

    ResponderExcluir